TENHA FÉ

Marcos Pontes
21 /05/2008

Você está preocupado com algum problema? Eu também. Todos nós temos alguns deles. Eles são partes da vida de qualquer pessoa. Quando eles surgem, o que temos que fazer é recebê-los bem, com o melhor que temos. Temos que dar boas vindas. Temos que abraçá-los primeiro, para depois os conduzirmos calmamente para fora de nossa vida.

Contudo, essa atitude objetiva e positiva exige “fé”.

Estas são duas simples letras que, colocadas juntas, tem um poder incrível sobre o seu futuro. De forma interessante, em nossa língua, a palavra “futuro” começa com “f” e o verbo “ser”, na sua forma mais forte de afirmação do fato ou caracterização da pessoa, é representado por “é”. Ou seja, juntando o começo do “futuro” com a certeza expressa do “é”, nós temos a palavra “fé”.

A despeito das coincidências ortográficas, a experiência de vida e os ensinamentos dos grandes sábios são unânimes em sua afirmação: nada pode ser feito, ou nenhum desafio vencido, sem “fé”.
Por que?

Usando novamente a coincidência ortográfica, observe que acreditar, ou ter “fé”, é o começo do futuro. Isso representa, na verdade, a sua atitude mental perante aos seus problemas, desafios, objetivos ou metas. A fé é o começo de sua solução ou realização!

Junto com a letra “f” de futuro, está a afirmação “é” de acreditar que “será”. Com isso você está dizendo, para você mesmo e para todas as forças positivas que podem conspirar para o seu sucesso, que “o seu futuro será...” a solução dos seus problemas e a realização de seus sonhos.

Agora, lembre-se: a melhor maneira de se prever o futuro é trabalhar para construí-lo!

A fé representa a nossa certeza pessoal de que, de algum modo, seremos capazes de superar qualquer dificuldade, fazer qualquer esforço, usar todas as nossas habilidades, mesmo além do nosso conhecimento, para atingir um objetivo, ou vencer um desafio, ou ultrapassar um obstáculo.

A oração é a expressão falada ou pensada de nossa fé. Durante esses momentos, ficamos em silêncio, livramos nossos pensamentos das inutilidades passageiras do dia-a-dia, nos colocamos em nossa real condição de seres humanos e, humildemente, pedimos por uma ajuda superior que, somada à nossa força interior, ultrapassa qualquer exército.

Devemos sim, ter a “fé” de que, “eu e Deus somos a maioria! Podemos vencer qualquer problema!”

E isso é verdade...desde que você faça a sua parte e também assuma 100% responsabilidade sobre a sua vida.

“A fé vazia, sem trabalho e ação de sua parte, não tem valor!” O nosso trabalho na direção do que acreditamos, na direção da nossa fé, representa fisicamente a nossa crença nas nossas próprias palavras e idéias. Isto é, se você mesmo não acredita e age no que você propõe, ou pede, durante as suas orações, em sua expressão de fé, por que qualquer outra pessoa, ou mesmo Deus, iria acreditar? Se você mesmo não trabalha e coloca naquele objetivo o melhor dos seus esforços, por que alguém faria aquilo por você?

Portanto, ter fé é o início da realização das suas metas, mas chegar lá é uma tarefa que só poderá ser construída, “ATRAVÉS” do seu esforço e do seu trabalho. Deus irá ajudar, isso é claro, mas Ele precisa da sua fé e do seu esforço para manifestar a Sua ajuda.

Aqui lembramos da persistência. Só um tolo iria pensar que, a partir de uma situação inicial, chegar ao sucesso seria um caminho sem obstáculos e desafios. Esses elementos, muitas vezes encarados como “ruins”, são, na verdade, componentes indispensáveis do caminho, elementos da vida. Sem eles não há prêmio, não há vitória, não há satisfação.

Contudo, superá-los exige foco nas metas, exige persistência acima de tudo, exige “fé” continuada. Talvez pudéssemos chamar a fé de atitude positiva. Certamente não seria tão bem construída ortograficamente, mas certamente essas duas coisas têm o mesmo significado: acreditar sempre, e trabalhar, na melhor expectativa, a despeito do ponto de vista atual.

De qualquer forma, tenha fé, acredite em você, espere sempre o melhor, trabalhe muito, dê o máximo do seu esforço, permita que Deus se manifeste através de você e suas ações (note que são necessárias ações concretas para isso acontecer).

Colocados juntos, como atitudes, forças e letras, você verá que a “fé” é a chave do futuro que “é” e “será” a solução de todos os seus problemas e a realização dos seus grandes sonhos.

 

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).
A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net